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Nossos serviços

Como a FreeIT pode ajudar sua empresa a usar e investir em tecnologias que apoiarão o crescimento do seu negócio

Desenvolvimento da Estratégia de TI

O crescimento contínuo e sustentável requer uma estratégia de TI que esteja alinhada aos objetivos dos negócios da companhia.

A estratégia da TI deverá prover a fundação para suportar o plano de crescimento da companhia.

Este serviço visa a elaboração de um planejamento estratégico de Tecnologia da Informação (PETI), e envolve a análise profunda dos objetivos organizacionais e o alinhamento estratégico dos recursos tecnológicos para suportar esses objetivos. Conduziremos um processo que inclui a avaliação do ambiente tecnológico atual, identificação de oportunidades e desafios, definição de metas de curto, médio e longo prazo, e a criação de uma estratégia para otimizar o uso da tecnologia e atingir os objetivos previstos.

Este serviço considera aspectos como inovação, segurança da informação, integração de sistemas e adoção de novas tecnologias. O resultado é um Roadmap Tecnológico, indicando as melhores soluções e prioridades bem como uma estimativa de custos e benefícios oferecidos.

Ou seja, um plano detalhado que orienta a organização na utilização eficaz da TI para impulsionar o sucesso empresarial, melhorar a eficiência operacional e garantir a adaptabilidade às mudanças no cenário tecnológico.

Dependendo da necessidade serão desdobradas frentes de trabalho como:

  • Estrutura, organização e governança da TI
  • Processos da TI
  • ERP e Sistemas Integrados
  • Cloud Computing
  • Colaboração, Mobilidade e Comunicação Unificada
  • Computação Social
  • Backup Site e Contingência da TI
  • Serviços e estrutura interna x outsourcing
  • Estratégia digital e inovação
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Diagnóstico da TI

Este serviço tem por objetivo realizar a avaliação da área de Tecnologia da Informação (TI). Resulta em uma análise especializada e abrangente de sistemas, infraestrutura e processos tecnológicos dentro da organização.

Este serviço visa avaliar a eficiência, segurança e desempenho dos recursos de TI, identificando oportunidades de melhoria e mitigação de riscos. Conduziremos o processo de avaliação, que inclui a revisão de políticas de segurança, arquitetura de rede, configurações de sistemas, práticas de backup e recuperação, entre outros aspectos. O objetivo é fornecer insights detalhados para que a empresa possa otimizar seus recursos de TI, fortalecer a segurança da informação e garantir a conformidade com normas e regulamentações do setor. Esse tipo de serviço contribui para aprimorar a eficácia operacional e a resiliência tecnológica da organização.

Como resultado final, do diagnóstico, teremos um mapa de oportunidades de melhorias, apontando recomendações de ações de curto, médio e longo prazo para as seguintes frentes:

  • Organização e equipe da TI
  • Governança da TI
  • Avaliação da arquitetura técnica da TI (Hardware e Software utilizados)
  • Avaliação dos processos de segurança da informação
  • Visão da equipe da TI (sobre a TI)
  • Visão dos usuários chave (sobre a TI)

Elaboração do diagnóstico e recomendações de curto, médio e longo prazo

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Seleção de ERP ou outros sistemas

Um serviço de seleção de ERP (Enterprise Resource Planning) e sistemas complementares é um processo especializado que ajuda as organizações a escolherem as soluções de software mais adequadas às suas necessidades operacionais e estratégicas.

Esse serviço envolve a análise minuciosa dos requisitos específicos da empresa, a avaliação das funcionalidades oferecidas por diferentes sistemas ERP e sistemas complementares, bem como a consideração de fatores como escalabilidade, integração, custos e suporte técnico. Conduziremos pesquisas, entrevistas e análises de demonstrações para orientar a organização na tomada de decisões informadas.

Iremos entender os direcionadores de negócio e seus requerimentos chave, mapeando e avaliando as soluções atendam a estes requerimentos e requisitos técnicos, apoiando ou elaborando a RFI/RFP para os fornecedores.

Além disso iremos estimar os recursos, custos, prazos e benefícios do projeto, avaliar o impacto das mudanças nos processos e na infraestrutura e apoiar a seleção do software e consultoria de implementação. Podemos também apoiar a negociação com os fornecedores.

O objetivo é garantir que a escolha do ERP e sistemas complementares esteja alinhada com os objetivos de negócios, promovendo eficiência, colaboração e melhoria dos processos operacionais.

O trabalho se desdobra em frentes como:

  • Direcionadores de negócio que apoiam a decisão
  • Requerimentos chave de negócio
  • Elaboração da RFI e/ou RFP para os fornecedores
  • Avaliação de soluções que atendam aos requerimentos do negócio e requisitos técnicos
  • Estimativa de recursos, custos, prazos e benefícios do projeto
  • Impacto do projeto e mudanças nos processos e na infraestrutura
  • Seleção do software e consultoria de implementação
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Avaliação e modernização da infraestrutura de TI

Um serviço de avaliação e modernização da infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) consiste em uma análise abrangente dos componentes tecnológicos da organização. Esse serviço visa identificar oportunidades de melhoria, aumento de eficiência e atualização da infraestrutura existente. Conduziremos uma avaliação que inclui hardware, redes, servidores, sistemas de armazenamento e segurança. Existe ainda a possibilidade de vários destas soluções serem oferecidas como serviços contratados sob demanda (terceirização, cloud computing).

Com base nos resultados dessa avaliação, um plano de modernização é elaborado, considerando a implementação de tecnologias emergentes, a otimização da infraestrutura para melhor desempenho e escalabilidade, além da incorporação de práticas de segurança robustas. A modernização da infraestrutura de TI visa garantir que a organização esteja equipada para lidar com as demandas tecnológicas atuais e futuras, promovendo maior eficácia operacional e segurança dos sistemas.

Os serviços serão detalhados, conforme a necessidade de cada projeto em frentes de trabalho como:

  • Processamento – Servidores
  • Armazenamento de dados – Storage
  • Conectividade para a rede interna
  • Conexão entre unidades ou escritórios e internet
  • Backup e recuperação de dados
  • Contingência (Backup Site)
  • Infraestrutura como serviço em Cloud

Opções de outsourcing de datacenter

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Otimização de serviços e custos

Um serviço de otimização e custos na área de Tecnologia da Informação (TI) de uma empresa consiste em uma análise detalhada dos gastos relacionados a infraestrutura, software, recursos humanos e outros componentes de TI. Conduziremos uma revisão minuciosa para identificar oportunidades de redução de custos sem comprometer a eficiência operacional. Isso envolve a avaliação da utilização efetiva de recursos, a implementação de práticas de otimização de processos, a revisão de contratos de serviços e a consideração de alternativas mais econômicas. O objetivo é maximizar o retorno sobre o investimento em TI, alinhando os custos com as necessidades reais da empresa. Esse serviço visa, portanto, melhorar a eficiência operacional e garantir que a área de TI contribua de maneira eficaz para os objetivos globais da organização.

Compreende frentes de trabalho como:

  • Proposta para desenvolvimento do painel de indicadores
  • Avaliação de custos e níveis de serviço de TI
  • Avaliação e revisão de contratos de software e Telecom
  • Revisão do serviço de e-mail, acesso externo aos servidores, acesso móvel, diretórios, políticas
  • Avaliação e processo de licenciamento de Software
  • Avaliação e otimização de processos de TI
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Gestão interina da TI – Coaching e Desenvolvimento de Equipes

Um serviço de gestão interina da TI, conhecido como CIO on Demand, combinado com coaching e desenvolvimento da equipe de Tecnologia da Informação (TI), envolve a disponibilização temporária de um profissional que fará o papel de Gestor de TI (CIO) para liderar a operação da TI da organização.

Oferece uma liderança temporária e especializada em Tecnologia da Informação (TI) para empresas que necessitam de suporte estratégico em períodos de transição, ausência de um CIO permanente ou para projetos específicos. Permite uma transição suave durante períodos de ausência de liderança permanente, além disso, inclui coaching e desenvolvimento de equipe, fornecendo orientação e treinamento para os profissionais de TI, visando fortalecer suas habilidades técnicas e de liderança. Essa abordagem não só garante a continuidade das operações de TI, mas também promove o desenvolvimento profissional dentro do departamento, capacitando a equipe para enfrentar desafios futuros de forma mais eficaz e alinhada com os objetivos organizacionais além de criar uma base sólida para a continuidade do sucesso da equipe de TI no longo prazo.

O trabalho é estruturado, conforme cada caso, podendo ter frentes de atuação como:

  • Avaliação da estrutura de TI
  • Gestão interina de TI na falta do CIO
  • Coaching com equipe de TI
  • Apoio no recrutamento ou preparação de equipe de TI
  • Plano de carreira
  • Plano de capacitação
  • Due diligence em TI para aquisições
  • Revisão de custos e contratos de TI
  • Revisão de custos de projetos e/ou participação na escolha de fornecedores ou negociações
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Segurança da Informação e Continuidade de Negócios (BIA e PCN)

Um serviço de avaliação da segurança da informação e continuidade de negócios (BIA – Business Impact Analysis e PCN – Plano de Continuidade de Negócios) envolve a análise detalhada dos sistemas, processos e práticas de uma organização para garantir a integridade, confidencialidade e disponibilidade das informações críticas. Conduziremos o estudo do BIA, identificando os impactos de possíveis incidentes na operação e nos objetivos de negócios. Com base nessa análise, desenvolveremos o PCN, um plano abrangente que define procedimentos para manter operações essenciais durante interrupções, como desastres naturais ou ciberataques. Esse serviço visa fortalecer a resiliência da organização diante de ameaças, minimizando riscos e garantindo a continuidade das operações em situações adversas. Finalmente, como avaliação prática serão efetuados testes regulares de ativação da contingência.

Este serviço é desdobrado nas seguintes frentes:

  • Avaliação dos processos e tecnologias que garantem a segurança da informação da companhia
  • Processos de backup e recuperação de dados
  • Elaboração e aprovação interna do BIA
  • Apoio na elaboração de estratégias de contingência e na especificação de tecnologias para garantir a continuidade operacional em caso de desastre
  • Elaboração do PCN
  • Testes de Contingência
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